Você sabe identificar quando o seu gato sente dor?

Seu gato sente dor? Pode ser extremamente desafiador saber quando o nosso gato sente dor. Claro, às vezes é bastante óbvio. Você sabe que seu gato sente dor quando vê um corte grosso ou observa um acidente. Mas outras vezes os sinais podem ser muito mais sutis. É nessas ocasiões que as pessoas muitas vezes precisam de orientação sobre o que procurar saber quando o seu gato sente dor.

Como saber se o gato sente dor? Dá uma olhada nessas dicas abaixo:

Como regra geral, a maioria dos gatos faz um trabalho excelente (embora prejudicial) de esconder sua dor.

Felizmente, há muitos sinais que você pode procurar, que indicam se o gato sente dor. Saiba o que procurar para que você possa evitar que seu gato sente dor em silêncio.

Tal como acontece com muitos outros aspectos de cuidar do seu animal, esses sinais serão mais óbvios para você (mesmo quando são sutis) se você tiver uma boa idéia do “normal” do seu bichano. Isso inclui sua atitude normal, nível de energia, caminhada (ou marcha), apetite, sede, padrões de sono e outros padrões físicos e comportamentais.

Afinal, se você não sabe o que é “normal”, é muito mais difícil reconhecer o que não é.

Importante: Ao avaliar se o gato sente dor, tenha muito cuidado para não seja (ou qualquer pessoa que o ajude) mordido ou arranhado. Mesmo que ele nunca morderia ou arranharia, o simples fato de que você o está avaliando por dor indica que isso pode não ser um tempo normal. Isso me traz muito bem o primeiro sinal que eu gostaria de discutir …

Sinais que podem indicar se o gato sente dor

  • Mordendo e arranhando: quando o gato sente dor são mais propensos a morder e a coçar. Isso é verdade mesmo com seus donos e outras pessoas familiares. Isto é particularmente verdadeiro quando uma pessoa toca ou move a área dolorosa, ou se o gato antecipa tocar ou mover a área dolorosa.
  • Alterações respiratórias: quando o gato sente dor pode ter um padrão de respiração mais rápido e superficial do que o normal. Eles também podem se curvar. Você pode até notar uma alteração no movimento dos músculos abdominais e / ou do peito. Ambos os conjuntos de músculos estão envolvidos no processo de respiração.
  • Alterações do coração e do pulso: o gato sente dor freqüentemente têm uma freqüência aumentada de coração / pulso. A freqüência, muitas vezes, acelera visivelmente quando a área que o gato sente dor é tocada ou movida.
  • Purring: só porque seu gatinho está ronronando não significa que ele não sofra. Se está ronronando enquanto mostra qualquer outro sinal aqui, o ronronão pode estar relacionado assim que o gato sente dor. Na verdade, ronronar pode realmente aumentar a sensação dolorosa.
  • Mudanças nos olhos: os olhos podem ser fortes indicadores do gato sente dor. Isso é verdade tanto para a dor nos olhos como para em outros lugares do corpo. Muitas vezes em outras partes do corpo resultará em pupilas maiores (dilatadas), enquanto o gato sente dor no olho pode resultar em pupilas maiores ou menores (constritas) – dependendo da lesão subjacente ou processo da doença, e se um ou ambos os olhos são afetados. Apertar os olhos pode indicar dor, tanto no olho como em alguma parte do corpo.

  • Mudanças em alimentos e água: o gato sente dor geralmente come e bebe menos. Quando eles comem e bebem, se a causa do gato sente dor são os dentes ou alguma outra parte da boca, podem deixar a comida e / ou a água da boca.
  • Mudanças de nível de energia: a maioria dos gato sente dor tende a ter diminuição geral no seu nível de atividade. Isso muitas vezes mostra como que dorme mais, mas também pode se manifestar como um animal que corre e / ou salta menos do que o normal. Muitos se esconderão quando estiverem com dor – escolhendo passar o tempo sob camas ou sofás, ou em armários. Certifique-se de verificar frequentemente o esconderijo, já que muitas vezes é um sinal muito importante.
  • Mudanças de mobilidade: o gato sente dor geralmente se movem menos. Mas, dependendo do que dói, eles ainda podem mover a mesma quantidade, de forma diferente. Eles podem arrastar uma pata, ou ir mais devagar para cima ou para baixo pelas escadas. Você notou alguma alteração na mobilidade ou seu gato sente dor de artrite.
  • Alterações do banheiro: o gato sente dor nas costas, por qualquer motivo, podem ter dificuldade com a postura necessária para defecar. Por isso, eles podem ter dificuldade em ir ao banheiro. Às vezes, eles podem até ficar constipados no processo. No entanto, se o gato sente dor forte em si também pode levar à mobilidade retardada dos intestinos e, assim, levar diretamente à constipação, também. Quando o gato sente dor articular ou óssea também podem ter dificuldade em entrar em suas caixas de areia, para que possam começar a urinar e / ou defecar fora de suas caixas.
  • Alterações do contorno do corpo: os inchaços, sejam eles nas pernas, no corpo ou no rosto, podem ser uma indicação de uma condição dolorosa, como mordida ou abscesso de raiz do dente, inflamação, câncer ou outra coisa.
gato sente dor

gato sente dor

Condições que muitas vezes são dolorosas para gatos

Embora bastante óbvio e intuitivo que um osso quebrado, uma ferida aberta ou procedimento cirúrgico recente provavelmente o seu gato sente dor, não são os únicos motivos. Existem muitas outras condições comuns que fazem o gato sente dor que muitas vezes não são reconhecidas pelos seus tutores e, portanto, não tratadas por seus veterinários. Se o gato sente dor e tiver sido diagnosticado com qualquer uma das condições abaixo, certifique de falar com seu veterinário para certificar de que qualquer aspecto doloroso da condição esteja sendo tratado corretamente. Na verdade, se seu gato sente dor e for diagnosticado com qualquer condição médica, é sempre uma boa ideia perguntar ao seu veterinário. Pergunte quais opções existem para tratar.

  • Câncero gato sente dor especialmente for se câncer de osso, carcinomas de células escamosas da boca, qualquer tipo de câncer que agrandem um órgão capsular (por exemplo, um rim ou o baço) e tumores que pressionam estruturas internas importantes.
  • Pedras do rim ou da bexiga
  • Inflamação da bexiga (“cistite”)
  • Obstrução uretral – O gato sente dor principalmente ao urinar, observe quando o bichinho estiver na caixa de areia
  • Infecção no ouvido – fazem com que o gato sente dor , especialmente quando a infecção está ocorrendo por um longo período de tempo e / ou envolve a orelha média ou interna
  • Inflamação do pâncreas (“pancreatite”) e / ou do estômago (“gastrite”) e intestinos (“enterite”)
  • Obstrução do trato digestivo, incluindo obstruções do corpo estranho linear

Situações importantes de quando o gato sente dor

A inflamação de uma articulação (“artrite”) pode ser o quadril, cotovelo ou qualquer outra articulação (* Observe que o gato sente dor de artrite com mais freqüência do que as pessoas percebem, o que significa que muitos estão vivendo com dor de artrite não detectada e não tratada).

Um estudo recente descobriu que 30% dos gatos com idade igual ou superior a 8 anos sofrem de artrite, doença periodontal ou fratura do dente, lesões dentárias reabsortivas (muitas vezes chamadas lesões no pescoço), problemas oculares como glaucoma, uveíte ou úlceras da córnea e tromboembolismo aórtico felino.

É importante falar com seu veterinário sempre que seu gato sente dor, ou está pensando que ele pode estar. Não só isso é importante para que a causa subjacente do gato sente dor possa ser determinada e devidamente tratada e gerenciada, mas também para evitar a tragédia. Muitos tutores de animais – até farmacêuticos ou pet shops  – causaram inadvertidamente toxicidade ou lesão adicional ao pet por medicamentos auto prescritos sem primeiro verificar com seu veterinário. Isso certamente é uma dor e um desgosto que você não quer trazer ao seu gato e você mesmo!

 


Se curtiu este artigo, dá uma olhada abaixo nesses que preparamos para você:

Os gatos vivem por quanto tempo ?

Gatinho novo em casa, veja como ambientar.

Acne em gatinhos, você sabia que existe?

Comments

comments