Por que os gatos arranham?

Por que os gatos arranham?

Por que os gatos arranham?

Porque arranhar é um comportamento típico dos felinos. A função do arranhar seria para afiar as unhas e retirar excessos de unhas mortas, fortificar e principalmente para marcar território.

Os felinos que vivem em ambientes internos como apartamentos tendem a arranhar os móveis(aqui em casa está quase tudo destruído rsrsrs)

Com base nessas informações elaboramos alguma dicas que poderá usar para que seu bichano pare de arranhar chinelos, colchões, suas roupas. Veja abaixo:

  • Como condicionar que o meu Pet pare de arranhar?

Provavelmente será impossível que consiga que o bichano não arranhe. Pois, faz parte do instinto dos felinos o arranhar.

Se possuir um quintal ou uma área externa, tende a ser mais tranquilo pois o felino tenderá a brincar e arranhar nessa área.

O ideal seria proporcionar ao bichano uma área para que ele possa gastar suas energias. Correndo e brincando, para que utilize menos as roupas como ponto de arranhar (ops, descarregar) as energias rsrs.

  • Como fazer que meu gatíneo use o arranhador?

Como fazer que meu gato use o arranhador.

 

O ideal aqui é chamar a atenção do bichano. Promover brinquedos e arranhadores em locais estratégicos. Como em “perna” de mesa, de estantes, cantos de portas e sofás.

Possa ser necessário que tenha que colocar vários arranhadores na sua casa, isso vai depender do comportamento do felino..

Manter as unhas do seu bichinho adequadamente cortadas, serão úteis e ajudarão no processo de arranhar.

  • Eu devo castigar gato?

NUNCA deverá punir o seu animal de maneira física, pois, causará traumas no animal, sentimentos como medo ou até provocar que seu bichano fique agressivo. E não fará com que o felino pare de arranhar a sua porta.

O ideal seria criar “punições” indiretas e não agressivas, por exemplo, borrifadores com água automáticos, alarmes percebíveis somentes pelos animais. Isso irá provocar o desinteresse do animal por aquele determinado local.

  • Está arranhando você e suas visitas. E agora?

Arranhar de gato

Antes de mais nada você precisa entender o por que do bichano sentir a necessidade de arranhar. Por exemplo, ele gosta de te arranhar quando estão brincando ou quando pula no seu colo. Nesse caso, o ideal é sempre aparar as unhas do seu animal. Entretanto, se perceber que o pet está ansioso ou chateado, e ainda insistir em colocar no colo ou fica agarrando. Aí sim ele poderá usar as unhas para escapar e acabar te machucando.

Por isso que precisa entender o seu bichano, para prevenir possíveis situações em que ele possa arranhar você ou outras pessoas.

 


Artigos que possam te interessar:

Já conhece a planta da felicidades dos gatos? -> Catnip

Castração. Veja essa lista com os motivos para a saúde do seu bichano -> Castração

 

Comentários

Comentários