Gato de Bengala

História do Gato de Bengala

O gato de bengala é um híbrido (mistura de raças) E tem sua origem no cruzamento dos gatos leopardo asiático e doméstico.

O selvagem leopardo é de porte médio e habitante da Ásia, é o felino mais próximo da espécie moderna dos não domesticados. Ele se parece bastante com o gato atual. Exceto pelos olhos grandes, coxas e pernas mais longas e manchas na pele como as dos leopardos.

Em 1963 o gato de bengala começou a sua história para ser uma raça reconhecida. Um sujeito na Califórnia, EUA, conhecido como Jean Mill. Comprou uma gata leopardo em um petshop (ainda era permitido a compra de determinados animais exóticos nessa época.) Ele alega que comprou o animal, pois, gostaria de ter um felino exótico…

 

Gato de Bengala

Então Jean Mill percebeu que sua gata  se sentia muito solitária e colocou no mesmo ambiente de um felino doméstico. Porém aconteceu o que ele não imaginaria. Os gatos tiveram momentos românticos e a fêmea teve uma ninhada.

Dessa ninhada somente um filhote sobreviveu, a quem foi chamado de Kin Kin. Após isso o Jean Mill entrou em contato com algumas instituições para saber como cuida desse “novo” animal, que posteriormente se tornaria o gato de bengala.

Kin kin acabou acasalando com o seu pai quando ficou adulta e teve 2 filhotes. Um tinha o temperamento selvagem, enquanto o outro era bem dócil e carinhoso. Após, analisar tal situação Jean Mill chegou a conclusão. Deveria criar uma raça híbrida (gato de bengala) para que a comercialização do leopardo fosse interrompida.

Pois, uma vez que os filhotes selvagens de leopardos que eram comercializados nos petshop, tinham fortes características selvagens. E isso acabava trazendo aos animais coisas ruins, como ir para zoológicos…

Temperamento

O gato de bengala parece selvagem. Porém seus criadores alegam que o gato de bengala é bem carinhoso e dócil com os outros animais.

Foi somente depois de que várias gerações após o leopardo que o temperamento marcante (selvagem) do gato de Bengala se tornou mais “previsível”

O padrão para o gato de Bengala, ao contrário de outras raças, inclui uma descrição do temperamento ideal, descrevendo-o como confiante, alerta, curioso e amigável.

É aconselhado adquirir o animal a partir da 4ª geração. Uma vez que o temperamento selvagem já não é percebido no animal.

O gato de bengala é muito brincalhão e enérgico tem uma característica comum aos felinos que é a curiosidade e são do tipo convívio família. Uma coisa bem bacana no gato de bengala é que eles não tem medo de água e adoram nadar. 🙂

 


Se gostou do gato de bengala. Esses artigos podem te interessar:

Você sabe qual a raça do seu bichano? -> Raça

Mayne Coon, a raça dos gatos gigantes, conheça eles. -> Maine coon

Comments

comments

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *