Gatinho novo em casa e não sabe como ambientar. Veja essas dicas.

Adotar um gatinho novo é uma das coisas mais emocionantes que podem acontecer na vida. No entanto, se você já tem um animal em casa, tem que seguir alguns passos necessários para garantir que ambos vivam harmoniosamente.

Aqui estão cinco passos a seguir quando se trata de apresentar seu gatinho novo ao seu Pet já instalado.

1. Prepare um ambiente seguro para o gatinho novo

Não é aconselhável adotar um bichano e trazer para casa e imediatamente apresentá-lo ao seu bichano que já está em casa há algum tempo. Em razão disso, você precisa ter uma sala ou um quarto seguro pronto(ou separar o gatinho novo.)

Um local seguro pode ser um quarto ou até a área de serviço da sua casa/apto que de preferência tenha um banheiro ligado a ele. O gatinho novo deve ser colocado naquele local com seus brinquedos, cama, caixa de areia e comida.

O ideal, seria um local onde seu residente não dorme todas as noites. E também onde seu gatinho novo pode se acostumar com um ser humano na casa.

Um quarto seguro permitirá que se acostume com os sons e cheiros da sua casa. E também que o seu bichano mais antigo se acostume com o cheiro do novato sem a ameaça disso. Você deverá manter o gatinho novo na sala segura por 1-2 semanas.

Durante essas 1-2 semanas, o gatinho novo vai parar de cheirar como o abrigo ou o criador que veio. E preferirá começar a cheirar como sua casa, o que é menos ameaçador para o seu gato residente. Isso também permitirá que o gatinho novo seja esclarecido com segurança para garantir que  não esteja trazendo para casa nenhuma doença.

2. Após adotar leve o gatinho novo ao veterinário

Isso é essencial nos primeiros dias após adotar e especialmente antes de entrar em contato com os outros animais de estimação em sua casa. Você vai precisar que seu veterinário limpe seu gatinho novo de quaisquer doenças ou problemas, para que você não acabe com dois gatos doentes, não é mesmo.

3. Troca de cheiros

É importante permitir que o gatinho novo e seu residente se acostumem com o cheiros um do outro.

Para iniciar o processo, pegue um pano macio ou uma meia limpa e limpe-o em torno do rosto do gatinho novo, sob o queixo, orelha a orelha, onde algumas das glândulas perfumadas estão localizadas. Depois de ter o cheiro na toalha, ofereça ao gato e faça o mesmo com o outro.

Uma vez que a saúde do gatinho novo tenha sido verificada pelo veterinário, você pode leva-lo da sala segura (talvez até na primeira semana, dependendo de quão curioso é) e coloque seu Pet mais antigo na sala segura por uma hora. Permita que cheire a sala inteira, use a caixa de areia, coma a comida do gatinho novo e muito mais. Enquanto isso, faça o mesmo com a gatinho novo, permitindo que explore o resto da casa.

4. Face a face

Facilite uma reunião cara a cara. Você pode fazer isso de algumas maneiras. Você pode colocar um portão de bebê (esses para os bebês não irem para áreas não permitidas) na entrada da sala segura e permitir que o gatinho novo e o gato residente se aproximem no seu próprio tempo.

Ou, você pode colocar o gatinho novo em um transportador que cheira o seu Pet antigo e, em seguida, traga a gatinho novo para o portador fechado para a área do gato residente e baixe-a. Permita que o gato residente se aproxime do portador no seu próprio tempo. 

gatinho novo

gatinho novo

 

5. Paciência

A paciência é uma virtude neste momento. É tão importante não se apressar nesse processo. Uma vez que os gatos parecem estar calmos ao se verem, provavelmente é seguro introduzir os dois sem barreiras como o transportador de animais e o portão de bebê.

É melhor ter uma pessoa segurando o gatinho novo e outra segurando o residente. De preferência a pessoa com quem o Pet mais antigo se sente mais confortável. Se os gatos funcionam bem a uma grande distância, no dia seguinte, repita o processo. Diminuindo a distância entre eles por um metro e aumentando o tempo que eles têm para se verificar.

Essas 5 etapas devem te dar uma visão geral do que esperar, mas certamente há outras maneiras de lidar com isso.

Você apresentou um gatinho novo em casa, ocorreu tudo bem? Quais as medidas que você tomou para garantir um encontro harmonioso?


Adotou um gatinho novo e esse post te ajudou? Esses artigos podem te interessar:

Saiba como cuidar de  filhotes de gatos. -> Filhotes de gatos

Veja uma ótima lista de brincadeiras pro seu bichano. -> Brincadeiras para gatos

Comments

comments

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *