Filhote de gato, cuidados que deve ter.

O abandono de filhote de gato e cão é bem cruel com os animais e a sociedade. Uma prática que tem se tornado comum nas grandes cidades. Podemos ver em uma busca simples no Google, casos terríveis de abandonos de filhotes de gatos e cães ou fêmeas em estado de gravidez. Em outro post relatei sobre como ao voltar do trabalho, encontrei uma caixa de sapatos e dentro haviam 6 filhotes de gatos que não tinham nem 2 dias de nascidos.

Mesmo essa atitude insana (do ponto de vista ético e criminal ta?! Porque abandonar animal é crime, viu?!) de pessoas que abandonam seus animais. Ainda existem pessoas que pensam nos bichinhos. E acredito que você que nos acompanha já passou por isso ou conhece alguém que, já tenha recolhido algum animal das ruas.

Com base nessa e em outras situações, resolvemos te passar algumas dicas de como cuidar de um animal que você resgatou, ok?!

Vamos dar um enfoque em filhote de gato e que pode servir a cães também. Pois os filhotes são mais vulneráveis ao clima e outros animais, por exemplo.

Dicas e cuidados essenciais para sobrevivência de filhotes de gatos e cães:

  • Temperatura

 Aparece em primeiro, pois é a dica mais importante de todas. A temperatura do animal é maior que a nossa, por volta de 38 graus. Devido a isso é importante você ter cuidados com seu novo filhote de gato. Bolsas térmicas de água quente são ótimas para esta função. Mas caso não tenha, pode usar garrafas pet. Tenha muito cuidado com a temperatura, quente demais pode matar o bichinho e fria também. Por isso aconselhamos a 38 graus.

  •  Alimentação

Caso você recolha um filhote de gato das ruas com poucos dias de vida. A alimentação poderá ser um problema, uma vez que a mãe oferece o leite com todos os recursos necessários a vida de seu filhote.

Entretanto, na falta da mãe você poderá dar ao filhote de gato ou cãozinho o PetMilk, é um suplemento próprio a recém nascidos e você pode encontrar em petshop. Devido o filhotes de gato e cão terem intolerância a lactose, o leite de vaca não é aconselhado. Mas caso você esteja em dificuldades e precisa alimentar o animal, dilua o leite em água morna e acrescente a mesma proporção de água.

Sobre quantidade não existe uma determinação, mas seja moderada pois o estomago do filhote de gato é muito pequeno e alimente de 3 em 3 horas ou 4 em 4 horas. Pode usar uma seringa para alimentar.

filhote de gato

filhote de gato

 

  • Um cantinho confortável

Essa também é uma dica que merece atenção. É aconselhável colocar o filhote de gato numa caixa de papelão e protegido de corrente de ar ou frieza. Acomode jornal no fundo da caixa, o jornal e o papelão evitarão que a umidade atinja o bichinho. Se conseguir palha será muito melhor, pois o jornal poderá ficar rígido devido a baixas temperaturas.

Coloque uma manta ou lençóis e deixe o seu filhote de gato confortável, um bicho de pelúcia ajudará que não sinta falta da mãe.

  • Higienização

Antes de alimentar passe um algodão umidecido nas partes do animal para estimula-lo a fazer xixi e coco (isso é bem importante.) Pelo menos 2 vezes ao dia, faça movimentos suaves para não irritar a pele do filhote de gato e nem provocar assaduras. A cada 2 dias limpe o filhotinho com mistura de álcool e água morna, a mesma proporção de cada.

  • Troca de alimentos – desmame

Por volta de 15 dias, pode estimular o filhote de gato e cão com sache ou começar a oferecer ração umidecida (pode usar água morna.) De maneira que fique como uma papinha, mas sem tirar o PetMilk. Vá substituindo aos poucos.

Lembre-se de dar quantidades moderadas devido o estomago do filhote de gato ser bem pequeno. E não deixe sobra de ração ou sache, pois irá fermentar e pode ser prejudicial ao filhote de gato.

Eu sei que é uma situação muito delicada cuidar de um animal abandonado, em especial se for um filhote de gato. Apesar disso seja consciente que existe grandes chances que o filhotinho não sobreviva sem a mãe. Porém com muito amor e seguindo esses cuidados aumentará bastante as chances de sobrevivência do seu filhote de gato.

Se ficar alguma dúvida sobre os cuidado do filhote de gato, pode nos escrever. Estaremos de braços abertos.

 


Artigos que possam te interessar:

Se o miado do seu gato está te deixando irritada(o), temos um ótimo artigo pra você -> Miado

Castração. Veja essa lista com os motivos para a saúde do seu bichano -> Castração

Comments

comments