Catnip

Catnip

     Catnip ou Erva do gato

Catnip é uma abreviação para a erva Nepeta cataria, uma planta da família do orégano e da hortelã. A Catnip (ou Nepeta cataria) é uma planta típica e bem popular, normalmente encontrada na América do Norte, na Europa e na Ásia.

Os seres humanos usaram essa planta para fins recreativos durante a idade média, pois, fumar a substância produz efeitos interessantes. A Catnip provoca um estado de alegria e excitação nos gatos, fazendo-os rolar no chão e saltar loucamente. Mas por que isso acontece? Como a catnip pode afetar o comportamento dos gatos?

O princípio ativo da Catnip é a nepetalactona, que cientistas acreditam que de alguma forma imite algum feromônio de felinos. A nepetalactona se fixa nos receptores olfativos do gato para produzir o efeito único provocado pela planta.
Os tutores dos gatos descrevem os efeitos da catnip que vão desde excitação e euforia até sedação e alguns casos os gatos chegam a babar.

Catnip

Comércio e uso da Catnip

As folhas da catnip (Nepeta cataria) ou até mesmo extratos de óleo de nepetalactona (que são comercializados em petshops) normalmente são usadas pelos tutores para estimular os seus gatos. Alguns tutores maceram a planta para extrair o óleo e caso o seu gato coma a planta, não se preocupe. As folhas serão digeridas. Emitido uma vez o feromonio afeta os receptores olfativos (mais informações sobre receptores aqui) dos gatos.

Boa parte dos gatos não são atraídos pelo cheiro, isso devido a fator genético. A Catnip, em quantidades maiores também agem em grandes felinos como leões e tigres.
Os europeus na idade média bebiam (além de fumar) regularmente os chás feitos da planta. Pois, a erva promove bem-estar e serve como tratamento de cólica e flatulência. Como a catnip é da família da hortelã, o chá possui cheiro e sabor semelhantes a da menta.
Muito embora a planta, não tenha uma necessidade de uso. Não existem provas que causem danos aos gatos. Se o seu gato é bastante introspectivo, dê-lhe um pouco de catnip e o deixe animado.
Por ser uma planta é normalmente encontrada na natureza.


Artigos que possam te interessar:

Se o seu felino está arranhando tudo na sua casa, temos um ótimo artigo -> Arranhar

Veja essa lista incrível de alimentos permitidos para os gatos-> Alimentos Permitidos

Comentários

Comentários