gatos caixa de areia

A caixa de areia é um problema, mas abaixo temos algumas dicas.

Uma das desvantagens de ser tutor de um gato, é sobre os cuidados com a caixa de areia. Uma vez que sair com eles: Blanquito, Negrita e Gladys (nossos gatíneos) pra passear na rua para fazer as necessidades é uma tarefa impossível, devido ao medo e imagino que para muitos tutores também ocorra esse tipo de problema. Além de pegar a caixa de areia e recarregá-la quase sempre, os tutores de gatos, têm que encontrar mil e uma maneiras de eliminar o odor, manter o ambiente limpo e garantir que seus gatos realmente usem a caixa de areia (ao invés do chão ou dos móveis).
Com base em toda nossa experiência com eles, resolvemos elaborar oito dicas para manter a caixa de areia do seu gato sempre limpa, fresca e acolhedora. Segue logo abaixo:

caixa de areia

 

1. COLOQUE A CAIXA DE AREIA EM UM LUGAR CALMO E LIVRE DE MOVIMENTAÇÃO:

Embora possa ser tentador esconder a caixa de areia do seu gato fora de vista. A colocação é importante para a sensação de segurança de um gato. A caixa de areia do seu gato deve estar em um lugar tranquilo e de fácil acesso para seu gato, e jamais deve estar perto das tigelas de comida e água. Os gatos, por instinto, não gostam de fazer suas necessidades onde eles comem. Mesmo se você mora em um pequeno apartamento (como nós.) Tente colocar a caixa de areia na área de serviço, e verifique os horários que o seu gato utiliza a caixa de areia. Para não usar a máquina de lavar roupas ou qualquer atividade no local no horário do seu gato.

E lembre-se que a privacidade e a conveniência são importantes para o seu gato. E por isso…caso possua mais de um gato o ideal é que tenha mais de uma caixa de areia, ok?!

2. E AREIA PERFUMADA PODE? HUM, MELHOR NÃO!

Se o seu gato não estiver usando a caixa de areia. Tente mudar gradualmente o tipo de areia para gato até o seu gato encontrar uma que ele gosta. Se ainda não tiver sorte, tente areia normal sem cheiro.(tem gatos que não gostam de usar essas areias que muitas vezes possuem algum tipo de cheiro, sensação desagradável para o bichano).

Os gatos possuem 67 milhões de receptores de perfume, enquanto nós humanos temos apenas 5 milhões. De modo que o gato, tem uma percepção sensorial melhor que a nossa. Devido a isso, é melhor evitar as areias excessivamente perfumadas e que não só podem ser pouco atraentes para o seu gato. Mas podem realmente deixá-lo doente quando ele limpa suas patas depois de usar a caixa de areia.
O ideal é ir testando até você e o seu Pet encontrar uma ideal para ambos.

3. COLOCAR BICARBONATO DE SÓDIO NA CAIXA.

Devido o “forte” odor, provavelmente o seu gato não vai gostar da areia perfumada. Essa dica é valiosa hein (rsrsrs). Você pode polvilhar bicarbonato de sódio na caixa de areia e logo depois completar com areia limpa. O bicarbonado de sódio ajudará para reduzir os odores vindos da caixa de areia. Porém deve ser usado com calma, para que o bichano não desista de usar a caixa de areia.

4. LAVAR SEMPRE A CAIXA DE AREIA.

Você deve retirar os excessos de urina e fezes do seu gato da caixa de areia pelo menos duas vezes no dia. Isso ajudará para reduzir o odor. Além disso, caso a areia esteja muito úmida é recomendado substituí-la (já testamos colocar no sol para secar e não funciona) e lavar a caixa de areia.
Pelo menos umas vez na semana é recomendável você substituir a areia por uma nova. E lavar com água sanitária a caixa de areia do seu gato. Isso vai manter a “nova” areia com um bom odor e seu gato com certeza ficará feliz.

5. SUBSTITUA A CAIXA DE AREIA TODOS OS ANOS…

Não importa se você cuida muito bem da caixa de areia do seu gato, se limpa sempre e que aparenta estar nova. As unhas do seu gato vão acabar arranhando o plástico da caixa de areia devido a utilização diária. Isso vai criar rachaduras e como você sabe são um prato cheio para as bactérias, que podem até provocar doenças como a esporotricose.
Compre uma caixa de areia nova a cada ano e que seja do mesmo formato e cor, para que seu gato não sinta tanta diferença.

6. … OU FAÇA VOCÊ MESMA A SUA CAIXA!!!

Se preferir não comprar uma caixa de areia todos os anos, considere fazer você mesma a sua própria caixa de areia. Use uma grande bandeja de armazenamento retangular de plástico que normalmente possui a profundidade, o comprimento e o espaço ideal para um gato se movimentar naturalmente. A caixa deve ser grande o suficiente para o seu gato cavar, cobrir suas necessidades e circular. Muitas caixas de areia existentes no mercado, são muito pequenas para o animal. Por isso deve ser sempre pensado na locomoção e utilização do bichano.

7. CAIXAS DE AREIA COBERTA, NEM PENSAR!!!

Uma caixa de areia fechada daquelas parecidas com caixa de transporte, não é recomendável. Vai deixar o ambiente com odor mais denso e ainda vai acabar salpicando coisas indesejadas no chão (como fezes…) e provavelmente seu gato ainda vai preferir uma caixa de areia descoberta e aberta. Uma vez que os gatos se mexem e cavam dentro das caixas e uma cobertura pode afetar o movimento do seu gato. E ainda os gatos precisam sentir que podem fugir dali sem dificuldades, diante de potenciais predadores.

8. QUANTO MAIS SIMPLES, MELHOR.

Hoje no mercado existe uma caixa de areia eletrônica que são auto-limpantes e cheio de apetrechos. Isso aborrece demais o gato, devido os motores altos e acabam dificultando o movimento do animal dentro da caixa. Então a melhor opção sempre será a caixa de areia comum. Pois, você poderá sempre verificar a saúde do seu gato por meio de sua utilização adequada da caixa de areia, se está com diarreia, com alguma constipação, excesso de urina entre outros.

DICA DO LEITOR:

O leitor do nosso blog Cleber Gazoli de Faria, de Maringá – PR. Nos mandou uma dica super interessante e que vale muito a pena compartilhar. Ele usa farinha de mandioca torrada ao invés da areia tradicional para gatos, disse que usa há 5 ou 6 anos, e que seu bichano Cruel se adaptou muito bem. “Fácil de limpar, absorve os odores, e o melhor, pode ser a farinha mais barata que encontrar, o efeito é ótimo”, disse ele.



Gostou deste post da caixa de areia? Então esses artigos podem te interessar:

Os bichanos não gostam de muitas coisas. Veja essa lista que fizemos pra você -> Gatos odeiam

Já ouviu falar da planta da felicidade dos gatos? -> Catnip

 

Comentários

Comentários