Alimentos permitidos para gatos

Alimentos permitidos para gatos

Alimentos permitidos para os gatos

Os alimentos permitidos devem seguir uma regra para a dieta bem equilibrada nutricionalmente. Mas você pode oferecer ao seu gato de vez em quando alguns prazeres…. Você só precisa saber como escolher os alimentos permitidos certos para que o seu fique bem nutrido.

Devido a tantas discussões acerca dos alimentos permitidos para os gatos, não vamos entrar em tantos detalhes.

Fizemos essa lista com base na alimentação dos nossos gatos. Com alimentos permitidos e que preparamos para eles.

  • Carne

    Os gatos são comedores de carne profissionais, simples assim. Eles necessitam da proteína da carne para ter uma boa visão, ossos fortes e um sistema imunológico saudáveis. As carnes sempre cozidas sem condimentos fortes, frango, peru e carnes magras são ótimos alimentos.

  • Grãos inteiros

    Os gatos normalmente, costumam gostar de grãos menores. Sempre damos aveia. Tem sido bem quista por nossos gatos, são alimentos que tem bastante proteína por caloria e são fáceis de fazer (normalmente trituramos e misturamos ao sache, por exemplo.) Usamos também o arroz com frango, esmagamos os grãos após o cozimento e desfiamos o frango, tudo bem pequeno e misturamos. Servimos sempre em pequenas quantidades, pois são alimentos adequados.

  • Peixe

    Os peixes são alimentos permitidos, ricos e têm muitos ácidos graxos e ômega-3. Que, deixa os olhos do seu gato atento, além de ajudar com artrite, doenças renais e distúrbios cardíacos.
    Raríssimas vezes damos peixe enlatado, devido alto teor de mercúrio no peixe. Porém, quando conseguimos um peixe fresco e de origem, cozinhamos e servimos sempre em pequenas quantidades.

  • Ovos

    Aqui em casa, somente Gladys come ovos mexidos, talvez por ter vivido na rua, acaba comendo tudo. Os outros não comem. Mas são alimentos permitidos e que não oferecemos muito, mesmo tendo alto teor de proteína. 

  • Vegetais

    Gatos normalmente gostam de vegetais, porém as frutas não, devido o sabor doce (nossa Negrita adora banana.) Super recomendamos, pepino, brócolis e abóbora, cozidos na água ou no vapor. São alimentos ricos em vitaminas e fibras e água, que ajudam na digestão. Por serem ricos em fibras e vitaminas são alimentos permitidos.

  • Queijo

    O queijo por ser rico em proteínas, o que é bom para o seu gato em pequenas quantidades. Entra na categoria de alimentos permitidos. Nunca, Jamais e em nenhuma circunstância dê queijos do tipo brie, camembert ou roquefort, devido os fungos e bactérias que podem provocar problemas digestivos no seu gato. Utilizamos a ricota ou queijo minas magro, aqui em casa.

Alimentos permitidos para gatos

Lembre-se só ofereça ao seu animal alimentos que você também comeria. E em quantidades pequenas, o estômago do bichano é muito pequeno.

Alimentos que os gatos não devem comer!!!

Se você está comendo algum desses alimentos, não divida com seu gato. Eles são tóxicos para os gatos e podem levar a morte do seu animal:

– Chocolate
– Uvas e passas
– Cebolas e alho
– Nozes de macadâmia
– Massa de pão
– Álcool
– Xilitol, um edulcorante artificial encontrado em goma e doces sem açúcar


Achou bacana esse post sobre alimentos? Esses artigos podem te interessar:

Se o seu bichano não para de miar. Veja essas dicas. -> Miado de gato

Já conhece a raça de bengala? -> Raça gato de bengala

Comentários

Comentários