Acne em gatos
, ,

Acne: Você sabia que os gatos possuem e que deve ser tratada

Acne em gatos, saiba como tratar.

Acne pode “atingir” os gatos? Sim com certeza, os bichanos podem ter acne e em qualquer da idade, viu?!

“Nós tínhamos acabado de resgatar Gladys da encanação do prédio. Passado alguns dias de interação entre os três gatíneos. Percebemos uns pontos negros no queixo de Gladys e imaginamos que seria alguma sujeira. Limpamos e saiu bastante, então nos tranquilizamos.

Passado mais alguns dias, percebemos que existiam os mesmo pontos negros em Blaquito e muito pior!. Aquilo nos preocupou, limpamos com óleo de coco e nada, com iodo e também não funcionou. Então resolvemos administrar um antibiótico, após uma conversa com a médica veterinária, que nos aconselhou sobre a acne. E melhorou, mas ainda continua hoje em dia e seguimos tratando.”

Resolvemos então estudar um pouco mais afundo sobre a acne felina, desde possível contágio até o tratamento, então segue um pouco o que descobrimos.

A acne dos gatos é um transtorno idiopático, ou seja, que ninguém sabe como ocorre. Mesmo sendo uma doença dermatológica, exige tratamento sintomático e continuado para manter a acne sob controle. Se faz muito necessário levar seu gato ao médico veterinário caso ocorra situações como a nossa, descrita anteriormente. Pois, existem outras doenças dermatológicas(como a esporotricose) e somente o veterinário poderá realizar uma análise. Por meio de exames que definirá a doença.

  • Sintomas da acne

Normalmente os primeiros sintomas da acne serão pontos negros (iguaizinhos a cravos) no queixo e nos lábios do gato (Não esprema.) Caso o seu gato esteja com alguma infecção, as pústulas podem infeccionar e formar pontos brancos e/ou amarelos como a acne humana (Novamente não esprema.) E em casos mais graves, poderá sangrar.

No primeiro contato que você venha a ter com a acne no seu gato, pode limpar com algodão umedecido com iodo, aplicar alguma pomada antimicose ou sabão neutro. Vale lembrar que o seu gato vai achar muito estranho essa sua “preocupação repentina”. Seja paciente com ele.

Se mesmo após esses cuidados a acne não melhore, aconselhamos que você leve o seu animal ao veterinário, ok?! Não automedique o seu gato com medicação, sem a orientação do médico do animal.

acne em gatos

acne em gatos

 

  • Qual a causa da acne?

A causa da acne nos gatos não é conhecida como dissemos. Existem muitas possibilidades e causas possíveis desde a higienização do local onde seu gato fica, alergia a rações e sachês…

Para amenizar a acne e até evitar qualquer problema de dermatite no seu gato, troque a vasilha de plástico de ração por uma de inox ou vidro. São mais fáceis de limpar e não são porosas como as de plástico que podem levar a bactéria ao seu gato.Também mantenha a caixa de areia do seu gato sempre limpa.

Agora você viu como a acne pode afetar o seu animal, torne um ambiente tranquilo, feliz e higiênico para o seu bichano.

 


Artigos que possam te interessar:

Tá pensando em adotar ou já adotou e ainda não decidiu o nome do seu bichano. -> Lista de nomes para gatos e gatas

Se gato come carne e ele gosta? Descubra as razões. -> Carne os gatos gostam?

 

Comments

comments

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *